janeiro 24, 2017

As Pedras do Caminho


Não tenha medo dos obstáculos, nem das pedras em seu caminho, elas representam aquilo que precisa aprender.

Por vezes são suas dúvidas, algumas são feitas de lágrimas, outras você nem lembra porque existem.

Muitas dessas pedras são pessoas, por incrível que pareça, pessoas com coração de pedra, com alma concreta, com palavras pontiagudas, com atitudes endurecidas.

Algumas são tão pequenas que só nós percebemos, sentido a sua presença a cada passo. Outras são tão visíveis que os que estão a nossa volta reconhecem como obstáculos, embora alguns desdenhem ou tentem pintar com tinta invisível.

Mas se observar bem, as pedras do caminho também tem a sua beleza e algumas nos fazem crescer tanto, que até se transformar em amuleto.

E se olhar mais de perto, no meio de tantas pedras, pode vir a nascer uma linda flor, aquela que semeia com a perseverança, alimenta com a coragem e poda com o discernimento.

Alguns chutam o problema para longe, mas as pedras rolam e retornam ao seu caminho, afinal por mais esperto que a pessoa acredita ser, a vida é mais inteligente e sabe que mais cedo ou mais tarde cada um terá que passar pelo aprendizado necessário.

Mas o que ganhamos com tudo isso? Com esses ensinamentos? Com essas lições?

O Paraíso sem nada para fazer a não ser fica a toa observando o horizonte? Fortunas que comprarão inúmeros bens que nunca conseguirão abastecer o vazio interior? Status de faz de conta, que engana dizendo que você é melhor que os outros, mas na verdade é tão pequeno que precisa de pedestais efêmeros para se sentir superior?

Não, as pedras do caminho não trazem essas supostas conquistas que não compram saúde, amor, paz de espírito ou o respeito das outras pessoas.

Elas são pedras, são do caminho, mas são também os seus limites, vencê-las, superar a si mesmo, traz tudo aquilo que ninguém consegue comprar, roubar, trocar ou lhe dar: elas trazem a felicidade.

Felicidade de superar, de ser melhor do que as mesquinharias da vida, de amar sem pedir nada em troca, de saber que sempre tem alguém por você, que você nunca será realmente sozinha, que você é capaz, independente de dinheiro, de diploma, de roupas, de status.

Supere suas pedras do caminho, guarde algumas de lembrança, mas acima de tudo diga obrigada a cada passo que consegue dar no caminho, essa conquista é sua e nada no mundo tira de você as pedras que você superou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário