julho 31, 2015

Precisamos evoluir....

Nas previsões dos astros, dificilmente se encaixam coisas desastrosas, porque a harmonia do Universo impede que usem as leis físicas para prever tanta falta de habilidade do ser humano em seguir uma rota uniforme e rigorosamente construtiva.

Não são as forças dos astros ou as forças místicas que causam transtornos, é a pequenez do ser humano que se imaginava centro do Universo.

Um pouco mais de humildade e um tanto mais de observação da Natureza ajudaria muito na evolução humana.

Não, não entrarei no mérito se um ser humano é inferior ou superior ao reino animal, cada coisa em sua rota de vida, mas tem gente que está mais para um vegetal do que para um ser racional.
Muito menos quero levar discussões intermináveis  sobre superioridade do intelecto humano, instintos, etc e tal.

A única coisa que quero pontuar é a falta de uso desse intelecto.

O ser humano está preso no conceito de ser superior que esquece o quanto ainda pode evoluir. Em alguns casos, quase começar a evoluir porque são tantos conceitos arcaicos, tantas regrinhas sociais que nem sabem ao certo de onde saiu, que a gloriosa raça humana perde muito tempo patinando em sua suposta soberba de raça dominante.

Sei que cada um tem a sua verdade – isso já é uma verdade que todos assumimos. Mas não custa dar uma espiada na horta do vizinho, para ver quais as flores que lá crescem, pode-se aprender muito trocando ideias, deixando de lado bandeiras defendidas a unhas e dentes (mas sem inteligência verdadeira) e dividindo experiências.

Não, o seu conceito de vida não é 100% dominante – pode estar certo para você e ser inadequado para muitos outros. Nem o meu é.

Somos mutantes, ainda aprendizes da vida, não mestres diplomados que podemos sabatinar a vida de todas as outras pessoas.

Admita que hoje você é dessa forma, mas amanha pode ter evoluído para um conceito muito mais amplo. E respeite a forma de vida das outras pessoas.

Talvez assim não mais surjam conflitos e desastres, mas sim fórmulas harmoniosas para que cada um seja feliz na maneira que melhor lhe convier.


Aí sim a humanidade poderá se considerar evoluindo, por enquanto estamos patinando em nossa própria insignificância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário