abril 28, 2016

Sopa de legumes




As pessoas fazem esforços herculanos para demonstrar amor, outros procuram o mais estrondoso palavreado repleto de adjetivos para definir o amor e ainda assim, sempre há quem discorde, que não amor não é isso ou aquilo, sempre falta algo.

Na vivência de décadas, eu entendi que o amor é uma sopa de legumes. Simplesmente isso.

Proponho que você acompanhe comigo o preparo de uma sopa de legumes e verá que tenho razão.
Na minha receita de sopa de legumes, vão alguns ingredientes (não só legumes como o nome diz – para você ver como não podemos nos ater a superficialidade nem na sopa, nem no amor), anotem:

1 - algumas batatas e cenouras.

No amor, é necessário saber que existirão momentos comuns em que a monotonia ou a mesmice não pode imperar, mas sim encorpar a vida (ou o caldo). Não se pode desesperar com receio do cotidiano estragar o amor, assim como não se pode achar que meras batatas e cenouras são descartáveis e sem importância.

A batata da sopa é a base e nenhum amor resiste ao vento das mudanças se não tiver uma base, um bom relacionamento.

Mas mesmo a base pode mudar de tempos em tempos, de panela em panela de sopa. A batata pode ser muito bem substituída pela mandioca, assim como o jantar da terça feira pode se transformar em um jantar romântico, somente trocando a luz das lâmpadas, por luz de velas. Uma simples substituição, mas mantendo o princípio, faz da batata de base, ser o diferencial de sabor e a troca das luzes, um toque de carinho no amor.

E como amor não é só conjugado por um casal, a batata do amor entre irmãos, amigos, parentes, pode ser valorizada também, trocando a mensagem de texto pelo aplicativo por um telefonema ou então um convite de surpresa para ver um filme no cinema.

Já a cenoura dá cor a sopa, assim como um simples  “tenha um bom dia” para quem ama, pode colorir o dia e renovar as forças e a boa sensação (tanto na sopa como no amor). Importante lembrar que é a cenoura como dizem no popular ajuda a visão e o amor ajuda a ver no futuro uma vida melhor.

2- uma boa quantidade de mandioquinha e abobrinhas.

Nada melhor do que mandioquinha para dar substância em uma sopa, por isso não esqueça de acrescentar carinho e  atenção em seus relacionamentos. Uma amizade sem cuidado, um amor sem atenção, pais e filhos que não se preocupam uns com os outros, esvaia a vida, assim como a falta da mandioquinha na sopa esvazia o prato.

Mas claro que não podemos esquecer-nos das abobrinhas, afinal a sopa como o amor precisa de abobrinhas, de leveza, de bom humor.  Sem boas risadas no amor e algo leve na sopa, tudo fica mais difícil.

3- o que você tiver de legumes na geladeira ou os legumes que você mais gosta.

Sopa é uma alquimia, você transforma os legumes em algo que alimenta, aquece, alegra. Amor é uma pedra filosofal que transforma tudo que vivemos em algo melhor, mas é importante ter um toque de boa vontade e magia em si.

Você pode colocar o que gostar de legumes em sua sopa, eles se unirão a base, a substância e a leveza que precisa. Basta gostar ou encontrar na geladeira os ingredientes que transformaram um caldo em uma reconfortante sopa.

Você deve colocar no amor os seus sonhos, o seu comprometimento, o respeito, a sabedoria para os momentos mais delicados, para as escolhas, para transmutar sua vida e a de quem ama, em bons momentos, que fortalecerão quando o caminho ficar mais árduo.

4- temperos.

Com certeza não pode faltar temperos na sopa de legumes, que devem ser dosados para não estragar a sopa e escolhidos de acordo com o gosto de quem vai saborear a sopa. Tudo depende muito do paladar.

No amor, os temperos são passeios, agrados, pequenos gestos, companheirismo, diálogo. Não devem faltar, devem ser dosados para não exagerar e sempre termos o cuidado de pensar no outro, porque não adianta ser ótimo para nós e péssimo para o outro.  Tudo depende de quanto se quer amar.
Se for uma sopinha de legumes feita na correria, talvez perca sabor ou você se esqueça de algo importante.

Se for um amor descuidado, perde sua caraterística e se transforma em sentimento vazio, desagrada e entristece.

5- Por fim, o seu toque de mestre.

Todo mundo tem seus segredinhos nas receitas que faz, ou até pode ser a mesma receita, mas de cada um sai de um jeito. Por isso a sopa de legumes de alguém pode parecer um manjar dos deuses e em contrapartida, tem gente que não consegue fazer uma boa sopa, às vezes só porque não está curte fazer sopas ou não é seu melhor dia.

E todos nós temos um jeito de ser, fazemos o nosso esforço para termos uma vida boa, mas amar é mais do que isso, às vezes o que pensamos que é amor é só uma paixonite ou não sentimos aquele amor que a sociedade nos obriga a ter só por algum familiar, afinal pode existir tantas diferenças que nos afastam e transformam o amar em um gostar, ou apenas um respeitar.  O amar é algo maior do que o gostar, envolve dedicação, envolve atenção, envolve dedicação, é um sentimento mais completo, maior, mais forte.

Não se preocupe se não gosta de sopas de legumes, pode fazer sua sopa também de itens diferentes, de acordo com o que acredita ser mais saboroso.

Mas se preocupe se o seu amor não envolve uma boa base, cuidados, risos, dedicação, verdade e certeza, Pode não ser amor.

Ah, e dividir o seu prato de sopa, quentinho e reconfortante, e bem melhor.


Não esqueça que amar envolve mais de uma pessoa, lembre-se que o seu prato não pode estar cheio e o da outra pessoa ficar vazio, divida sua sopa e sua vida com quem ama e seja feliz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário